sexta-feira, 22 de junho de 2012

Um pouco sobre a vida do Camarão

Crustáceo cilíndrico, da família do siri e da lagosta. Vive nas águas salgadas e doces de quase todas as partes do mundo. Algumas espécies vivem no litoral, escondendo-se na lama durante o dia e saindo à noite para alimentar-se. Outras vivem em cardumes, em águas frias e profundas.
A maioria das espécies de camarão tem o corpo cinza, marrom, branco ou rosa. Alguns podem tomar a forma ou a cor do ambiente e muitos são fluorescentes.
Camarões à venda. Este crustáceo é bastante apreciado e pode alcançar preços muito altos.
A menor espécie mede cerca de 2,5 cm de comprimento. Uma espécie de água doce, o pitu, chega a alcançar 30 cm de comprimento, fora as antenas, de igual ou maior tamanho.
Os camarões pequenos alimentam-se de plâncton (pequeníssimos vegetais e animais da superfície das águas). Os maiores têm uma alimentação variada, retirada do fundo dos mares. Servem de alimento para várias espécies de peixes e para outros animais aquáticos.
O Corpo do Camarão. é dividido em duas partes principais: o cefalotórax (cabeça e tórax) e o abdome (barriga). Uma única casca recobre a cabeça e o tórax. A casca da barriga, não sendo inteiriça e possuindo vários encaixes, permite ao camarão liberdade de movimento para nadar.
O cefalotórax engloba dois pares de antenas, que servem para localizar comida; um par de apêndices que em certos camarões são garras; cinco pares de apêndices, que auxi-liam na alimentação; e cinco pares de pernas usadas para andar. O abdome possui cinco pares de nadadeiras, que são usadas também na reprodução. O camarão tem ainda um par de apêndices, em forma de nadadeira, que faz parte da cauda. O animal troca muitas vezes de casca durante o crescimento.
A Vida do Camarão. Certas espécies vivem cinco anos ou mais. Algumas espécies de fêmeas carregam seus ovos em suas nadadeiras abdominais, até a eclosão. Outras põem os ovos e vão embora. O camarão recém-nascido assemelha-se a uma pera com pernas. Muda de forma umas 15 vezes entre duas a quatro semanas, até parecer-se com um camarão adulto. As fêmeas põem de 500 mil a 1 milhão de ovos.
Outro importante grupo de camarões, da família dos pitus, começa sua vida como macho. Ao completarem 2 anos, no entanto, esses camarões podem diferenciar-se em fêmeas ou permanecer como machos.

2 comentários:

  1. gostei muito e me ajudou muito com meu trabalho obg por postar isso

    ResponderExcluir
  2. gostei muito e me ajudou muito com meu trabalho obg por postar isso

    ResponderExcluir