sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cientistas descobrem três novas espécies de animais

Primeira espécie:


 (Foto: AFP Photo/Hendrik Freitag/Museu de Zoologia Senckenberg)
(Foto: AFP Photo/Hendrik Freitag/Museu de Zoologia Senckenberg)

Cientistas alemães descobriram nas Filipinas uma espécie de caranguejo que ainda não era conhecida.

O 'novo' caranguejo chama a atenção pela cor roxa da sua casca.
Esta e mais três espécies foram encontradas por especialistas da Alemanha.
Caranguejo roxo vive em água doce.

O caranguejo roxo é uma das quatro espécies de caranguejo de água doce descobertas pelos especialistas do Museu de Zoologia Senckenberg na expedição. Os animais foram descobertos no arquipélago de Palawan e descritos em um artigo científico recente.
Segunda espécie:
Fonte: Globo.com       /    G1 natureza

(Foto: Reuters/Robert Fisher/U.S. Geological Survey/Divulgação)

O animal foi batizado como 'lagartixa-mamangaba' ou 'Nactus kunan'.
Descoberta foi feita em 2010, mas descrição só foi publicada agora.

Cientistas americanos divulgaram nesta quinta-feira (19) a descoberta de uma nova espécie de lagartixa. O animal foi batizado como “lagartixa-mamangaba”, por ter as mesmas cores do inseto. Seu nome científico é Nactus kunan.

O réptil tem 13 centímetros da cabeça até a cauda. Sua pele listrada em preto e dourado facilita a camuflagem no solo da floresta. Outra característica marcante da espécie são os dedos bastante finos.
“A espécie foi uma surpresa admirável, já que venho trabalhando com o gênero desde a década de 1970 e não poderia prever a descoberta”, afirmou George Zug, do Instituto Smithsoniano, um dos autores do estudo.
A lagartixa foi descoberta em março de 2010 em uma expedição na Ilha Manus, na Papua-Nova Guiné, mas só foi descrita agora, em um artigo publicado na edição de abril da revista científica “Zootaxa”. A fonte é do Globo.com, página do G1 natureza.

 

Terceira espécie:

 

(Foto: Sam W. Heads, Steven J. Taylor)

Parente do gafanhoto, "Ripipteryx" mede apenas 5 mm e tem pernas longas.
Pouco é conhecido sobre o inseto e não existem muitas espécies catalogadas.

Uma espécie de inseto em miniatura foi encontrada no Belize, na América Central. Nomeado de Ripipteryx mopana, ele é parente do gafanhoto e mede apenas 5 mm de comprimento. Tem pernas longas, que usa para pular e escapar de predadores, e cores preto, branco e laranja.
A descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e publicada no jornal científico "Zookeys".
"Considerando a quantidade de habitats de alta qualidade na região, não é uma surpresa que existam novas espécies para serem descobertas, especialmente nas áreas menos exploradas", disse Sam Heads, coordenador da pesquisa que encontrou o inseto, em material de divulgação.
De acordo com o cientista, muito pouco é conhecido sobre esse tipo de inseto e ainda há um longo caminho a percorrer. Apenas raramente ele seria coletado pelos cientistas. Na América Latina existem apenas 44 espécies catalogadas e este é o primeiro parente em miniatura do gafanhoto encontrado no Belize.
O nome "mopana" foi dado em homenagem ao povo maia "Mopan", que vivia no sul do Belize, onde o inseto foi encontrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário