segunda-feira, 11 de junho de 2012

Javali versos onça preta


O javali é considerado uma das 100 piores espécies invasoras. A taxa de reprodução destes mamíferos é muito alta. Estima-se que a população dobre a cada seis meses. Apenas para manter o número atual, seria necessário abater 70% da população anualmente, além disso, com a população de onças cada vez mais reduzida, os javalis estão sem predadores.
Natural da Ásia, Europa e do Norte da África, o animal entrou no Brasil pela Argentina e pelo Uruguai, trazido por criadores. O número cada vez maior de javali decorre de sua alta capacidade de reprodução e da falta de predadores, principalmente a onça preta.
A onça preta, ou pantera negra, como muitos preferem chamá-la, pertence à família dos felinos, que reúne no Brasil espécies como a onça-pintada, a suçuarana, a jaguatirica e algumas variedades de gato-do-mato, como a mourisco e maracagá. O Brasil tem em sua fauna onças de três cores - pintada, parda e negra. Com peso que ultrapassa os cem quilos, altura em torno de 60 centímetros, e comprimento variando entre 2,5 e 3 metros (do focinho à ponta da cauda), a onça-preta tem como base de sua alimentação os mamíferos de grande porte, principalmente a anta, o veado, a capivara e o porco-do-mato (Javali). Atualmente, devido à caça intensa de que vem sendo vítima em virtude principalmente da beleza de sua pele, a onça-preta está incluída na lista dos animais seriamente ameaçados de extinção.

Em 2005, o Ibama liberou, por instrução normativa, abate e captura dos javalis e porcos asselvajados no Rio Grande do Sul, estado com maior incidência da espécie no Brasil, devido a destruição de lavouras bem como a transmissão de doenças e ataques a seres humanos que culminou com a morte de uma pessoa.
Fontes: FERNANDO KITZINGER DANNEMANN      http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário