sexta-feira, 8 de junho de 2012

Estrelas-do-mar morrem após 'encalhamento em massa' no Japão

Animais teriam morrido de fome; superpopulação acabou com recife de corais da região

As centenas de coroas-de-espinhos, uma espécie de estrela-do-mar, encontradas mortas em uma praia no sul do Japão em janeiro encalharam e morreram de fome, afirmam pesquisadores. De acordo com eles, a superpopulação da espécie na região desequilibrou a cadeia alimentar e fez com que não houvesse alimento para todos os exemplares.
Cerca de 800 animais foram encontrados na costa da ilha Ishigaki - BBC/Reprodução
BBC/Reprodução
Cerca de 800 animais foram encontrados na costa da ilha Ishigaki
Mais de 800 estrelas-do-mar foram encontradas em uma faixa de 300 metros na praia da ilha Ishigaki. A explosão na população da espécie foi identificada em 2009, quando foi reportada a aparição de animais jovens, com poucos dias de vida se alimentando de corais.
As estrelas-do-mar levaram cerca de três anos para chegar à costa, onde morreram. As razões para o aumento repentino da população não são claras, mas o o comportamento dos animais mostrou aos cientistas o que pode acontecer quando eles acabam completamente com o alimento da região onde habitam.
"A carência de alimento - corais - é a provável causa das mortes,", disse Go Suzuki, da Agência de Pesquisa de Animais Aquáticos, que testemunhou o "encalhamento em massa". Ele e seus colegas publicaram um trabalho descrevendo como a cobertura de corais do litoral da ilha caiu de 60% da área para apenas 1%. Eles ainda descreveram como as coroas-de-espinhos se moviam em diração à praia em busca de mais comida.
Suzuki sugeriu que a corrente marítima pode ter ajudado no deslocamento das estrelas-do-mar, empurrando-as para a costa. A equipe também concluiu que, como os animais morreram na praia, e não na água, é provável que as coroas-de-espinhos estivessem muito fracas para retornar ao mar, mesmo com a ajuda das ondas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário