terça-feira, 12 de junho de 2012

Os peixes do rio Piranhas. Novas espécies a vista

O Piranhas é um rio da região Nordeste do Brasil que banha os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Nasce na Paraíba na junção dos rios Peixe e Piancó, mais precisamente na serra do bongá, município de Bonito de Santa Fé, estado da Paraíba. Porém, seu maior trajeto é no estado do Rio Grande do Norte, recebendo inclusive o nome de Rio Assú ao passar pela barragem Armando Ribeiro Gonçalves na cidade de Assú. Por fim, o rio desemboca na cidade de Macau no litoral do Rio Grande do Norte.
É devido a seu longo trajeto que o Piranhas representa a maior bacia hidrográfica do estado do Rio Grande do Norte, ocupando uma superfície de 17.500 km quadrados, correspondendo a 32,8% do território estadual, e  podendo ser encontrado mais de 1.100 açudes.
Agora deixando um pouco a hidrografia de lado, vamos passar ao tema principal desta postagem.
Sabendo-se que o Rio Piranhas é represado pela barragem de Coremas, a reprodução dos peixes dessa região se dá na época das cheias, principalmente de Janeiro a Março. Nessa época os peixes sobem rio acima à procura de um lugar para se reproduzirem.
Atualmente o rio Piranhas é habitat de espécies como a curimatã, cascudo-preto, piau verdadeiro, tucunaré, traíra, piaba do rabo amarelo, piau branco e por fim o peixe que dá nome ao rio, a piranha.
Com a transposição do rio São Francisco novas espécies poderão adentrar ao ecossistema, são elas: mandi-amarelo, matrinxã, corvina, dourado, pacamã, surubim, sarapó, pacu-caranha, serrudo, peixe cachorro e o peixe pirá. Veja todos esses peixes na foto abaixo:





Essas são as possíveis novas espécies que poderão ser encontradas com o término do processo de transposição do rio São Francisco. Foto abaixo:


Fontes: Wikipédia    
 http://www.expressodasideias.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário