segunda-feira, 23 de julho de 2012

Ngorongoro: um paraíso no meio da Tanzânia



Este lugar é um dos vários cenários paradisíacos que ainda existem na terra. Com sua biodiversidade de plantas e animais esta região, segundo estudos, já foi palco de intensas erupções vulcânicas, que findaram por acarretar a própria destruição do vulcão que ali existia, medindo aproximadamente cinco mil metros de altura.

Atualmente o relevo da região é formado por rochas vulcânicas que naturalmente criam um cerco onde a vida selvagem fica praticamente protegida de qualquer ameaça.

Várias espécies de animais habitam este paraíso, tais como, búfalos, flamingos, hienas, leões, rinocerontes, guepardos, leopardos, servos, elefantes, zebras, entre outras. O Grou Coroado é uma das aves mais belas e exóticas da região, chegando a ser cultuado pelas tribos regionais, que o tem como ave sagrada.

Mas nem tudo são flores quando a espécie humana resolve lançar seu terror contra a natureza. Dentro das savanas e pântanos de Ngorongoro o Rinoceronte Negro é procurado impiedosamente pelos nativos para a retirada dos seus valiosos chifres que, posteriormente serão utilizados na medicina oriental, de forma que está espécie torna-se a maior vítima da caça predatória na região.

Mas em Ngorongoro a beleza da natureza se sobressai sobre qualquer mazela que tente afligir tão brilhante espetáculo. Não é a toa que, por tudo isso, esta região ficou conhecida por a Arca de Noé e chamada, por muitos naturalistas, de oitava maravilha do mundo.

Fontes: Globo Reporter
Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário