terça-feira, 31 de julho de 2012

Imagens raras do vulcão ativo, Nyiragongo, na África central, são captadas por fotógrafo em expedição

Uma expedição composta por especialistas em vulcões fez uma visita ao Parque Nacional de Virungo, na África central, com vistas a explorar o vulcão Nyiragongo. E junto com eles estava o fotógrafo Carsten Peter, que atualmente contribui para a revista National Geographic. Enquanto os especialistas coletavam amostras de lava, Peter aproveitava para fotografar o vulcão ativo em erupção, mas para chegar perto e conseguir imagens ainda melhores, o fotógrafo e os demais membros da expedição tiveram que usar trajes especiais para se protegerem do calor intenso. Só para ter uma noção da intensidade do calor, a temperatura registrada dentro do vulcão foi de 1.100°C. Mas o perigo maior não é a alta temperatura e sim toda a superfície ao redor do vulcão, que com a erupção, permanece instável e não se pode confiar nem mesmo onde se pisa. Mas para Peter, especialista em fotografar situações naturais extremas, isso não é lá grande coisa. O mesmo já atravessou o deserto do Sahara de camelo e visitou várias cavernas profundas, e é graças a profissionais como este que podemos vislumbrar o espetáculo da natureza em imagens tão raras e belas como estas.






Fonte: BBC Brasil

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Documentário Cinegrafistas Destemidos - Mergulhando entre Tubarões



Este documentário mostra os desafios que os cinegrafistas enfrentam para conseguir imagens cada vez melhores dos momentos marcantes que a natureza proporciona. Eles mergulham entre tubarões e enfrentam a fúria de um furacão de categoria 4. Assistam a esse documentário e sintam a adrenalina de estar cara a cara com dezenas de tubarões.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Ngorongoro: um paraíso no meio da Tanzânia



Este lugar é um dos vários cenários paradisíacos que ainda existem na terra. Com sua biodiversidade de plantas e animais esta região, segundo estudos, já foi palco de intensas erupções vulcânicas, que findaram por acarretar a própria destruição do vulcão que ali existia, medindo aproximadamente cinco mil metros de altura.

Atualmente o relevo da região é formado por rochas vulcânicas que naturalmente criam um cerco onde a vida selvagem fica praticamente protegida de qualquer ameaça.

Várias espécies de animais habitam este paraíso, tais como, búfalos, flamingos, hienas, leões, rinocerontes, guepardos, leopardos, servos, elefantes, zebras, entre outras. O Grou Coroado é uma das aves mais belas e exóticas da região, chegando a ser cultuado pelas tribos regionais, que o tem como ave sagrada.

Mas nem tudo são flores quando a espécie humana resolve lançar seu terror contra a natureza. Dentro das savanas e pântanos de Ngorongoro o Rinoceronte Negro é procurado impiedosamente pelos nativos para a retirada dos seus valiosos chifres que, posteriormente serão utilizados na medicina oriental, de forma que está espécie torna-se a maior vítima da caça predatória na região.

Mas em Ngorongoro a beleza da natureza se sobressai sobre qualquer mazela que tente afligir tão brilhante espetáculo. Não é a toa que, por tudo isso, esta região ficou conhecida por a Arca de Noé e chamada, por muitos naturalistas, de oitava maravilha do mundo.

Fontes: Globo Reporter
Wikipédia

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Fazenda no interior de Goiás é abrigo de felinos que não conseguem sobreviver na natureza.





Para quem pensa que a fauna da região Centro Oeste do Brasil é pobre em felinos, uma fazenda situada na cidade de Corumbá, a 170 quilômetros da capital Goiânia, promete desmentir esse fato, provando que, ao contrário do que se pensam, a região ainda é o habitat de várias espécies de felinos, tais como a Suçuarana, a Jaguatirica, a Pantera e a Pintada. Lá é um local onde são abrigados os felinos que não conseguiram mais sobreviverem sozinhos na natureza, por terem perdido o extinto de caça.
Na fazenda, o trabalho dos voluntários do projeto “Não Extinção” teve início já há algum tempo com a chegada do primeiro felino. Sendo o animal do sexo masculino, logo os voluntários decidiram encontrar uma companheira para o solitário felino. Foi quando então apareceu a Xuxa, quem todos acreditavam ser uma fêmea. Todavia o animal era um macho com um problema raro em felinos, cujos testículos não ficam de fora. Foi a parti daí que na fazenda começou-se a se multiplicar o número de felinos, pois os voluntários tiveram que encontrar mais duas fêmeas para resolver o problema.  
Hoje, a fazenda já abriga 28 felinos dentre os animais citados anteriormente, e para isso são necessários, em média, 50 quilos de carne por dia, além de leite e ração.

Fonte: g1.globo.com

terça-feira, 10 de julho de 2012

Documentário Os Segredos dos Gorilas



Na floresta ao norte do Congo, mais de 100 mil gorilas ocidentais das terras baixas têm conseguido evitar o contato com o ser humano o máximo possível. E o que eles escondem é extraordinário.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Um pouco sobre o Guaxinim


O Guaxinim é um animal nativo da América do Norte, conhecido nessa região por racum. Tornou-se popular por ser personagem de contos de fábula e de filmes animados como Pocahontas, Over The Hedge, Dr. Dolittle, entre outros. Esta espécie divide-se em subespécies, e habitam, de acordo com a peculiaridade de cada, diversas partes do mundo, além da América do Norte, pois são muito adaptáveis, podendo ser encontrado inclusive em áreas urbanas. Dentre outras causas, a ação humana, fez com que esta espécie passasse a existir também nas Américas Central e do Sul, na Europa Central, e no Cáucaso, pois sua pele é muito procurada por servir de matéria prima na fabricação de casacos de luxo, e sua caça acontece em grande escala, principalmente no sul dos Estados Unidos, todavia, sendo proibida em alguns países, como Portugal, por exemplo. Possuem hábitos noturnos, dormindo durante o dia em árvores ocas, buracos de pedras ou no chão. São onívoros e se alimentam a parti da caça de pássaros, ratos, peixes, insetos, lesmas, camarões e rãs. Incluem também no cardápio ovo, cereais, nozes e frutas. Em áreas onde o inverno é muito frio, eles permanecem em suas tocas, dormindo profundamente, todavia, não hibernam e saem assim que o tempo esquenta. Dão cria de três a cinco filhotes e a família permanece unida por, aproximadamente, um ano, quando os jovens saem da companhia da mãe.

Fontes: Wikipédia  

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Guinness reconhece o maior crocodilo do mundo



Um novo Recorde foi estabelecido pelo Guinness, livro dos recordes, desta vez o prêmio vai para um réptil bastante exótico, um crocodilo. O animal gigante de água salgada foi capturado nas Filipinas, no ano passado, mas só neste domingo (01/07/2012) foi reconhecido como o maior crocodilo do mundo, medindo seus 6,17 m. O mesmo foi apelidado de “Lolong” e pesa mais de uma tonelada.

Um pouco sobre o Peixe Pedra


São encontrados no Oceano Pacífico e Índico, mais especificamente em praias rochosas e lagoas com fundos de pedras. Medindo entre trinta e sessenta centímetros, esses peixes podem ser extremamente perigosos para os seres humanos, devido ao seu veneno neuro-tóxico, que é injetado a parti de suas 13 espinhas dorsais. Sua picada pode ser fatal para as crianças e pessoas idosas se não houver cuidados médicos. Possui coloração morrom esverdeada, que serve de auxílio na captura de outros peixes, passando despercebidos entre as pedras que costumam ficar acomodados. Possuem um modo de vida bastante peculiar, são solitários e territoriais. Como tática de caça, permanecem parados e disfarçados de pedra, espreitando os pequenos peixes e crustáceos que nadam por perto.
Ainda se sabe muito pouco sobre essa espécie de peixe, de modo que temas e informações importantes como a reprodução, por exemplo, não tenham dados contudentes e conclusivos.

Fontes: Wikipedia

domingo, 1 de julho de 2012

Documentário O Labirinto dos Crocodilos



Documentário O Labirinto dos Crocodilos. O herpetólogo Vince Shacks e o câmera subaquático Brad Bestelink vão em uma aventura única, explorar um sistema de cavernas subaquáticas para averiguar como os répteis usam a área. Eles entram em um obscuro submundo de perigo e mistério, e fazem coisas que ninguém nunca havia tentado. Além de nadar perto de imensos crocodilos, eles são os primeiros a prender um crocodilo-do-nilo embaixo d"água, e também a prender uma câmera a ele, para ver para onde o animal vai.